quarta-feira, 25 de julho de 2012



Apoie essa causa


CONVITE


I Intercambio Internacional de experiências:
CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING e COMUNIDADE
14 a 16/01/2013


A União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC), o Centro de Referência para o Intercâmbioe Iniciativa Comunitária (CIERIC) e a Escola de Comunicações e Artes (ECA) daUniversidade de São Paulo (USP), convidam para o I Intercâmbio Internacional de experiências: CULTURA, COMUNICAÇÃO,MARKETING e COMUNIDADE que será realizado dia 14 a 16 de janeiro de 2013 em Havana, Cuba.



Apresentação:
Este intercâmbio está direcionado para trocar experiências sobre projetos culturaiscomunitários em nossos países. Neste encontro acontecerá a aplicação de enfoques e abordagens que colocam a cultura como centro de diferentes estratégias de desenvolvimento e transformação. A cultura, entendida como estilo de vida, é vista como um processo que alimenta as mudanças necessárias para fomentar cidadãose grupos sociais que valorizem a justiça, a igualdade, a responsabilidade social e outros valores humanistas. Procurar reflexões, mecanismos, ferramentas e práticas que permitam desenvolver estes valores focando a cultura e a arte como centro é o objetivo principal deste intercâmbio.
O I Intercâmbio Internacional de experiências: CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING e COMUNIDADE será um espaço privilegiado para promover a reflexão coletiva e discussão entre professores, intelectuais,artistas, alunos de pós-graduação da ECA-USP e de outras entidades públicas eprivadas; assim como de coordenadores e lideres de projetos culturais comunitáriosde Cuba e Brasil; instituições culturais e ONGs sobre este tipo de experiências.Aproveitar a experiência internacional, analisar os diferentes pontos departida e chegada, assim como os cases de sucesso dos países participantes permitir á ampliar a base teórica, diversificar e aperfeiçoar o trabalho dos que já realizam na prática projetos culturais comunitários, assim como oferecer elementos sólidos para os que pretendem iniciá-los.
Acredita-seque os 4 pilares sobre os quais se sustenta este intercambio, _cultura, comunicação, marketing e comunidade_,são fatores que se bem articulados e gerenciados conduzem a expressão em altos níveis da criatividade individual, grupal e comunitária, assim como a formaçãoe expressão dos valores acima citados.
Todo sesses pontos se reafirmam após a realização do Rio + 20, onde estes aspectosforam amplamente debatidos. O cenário mundial e a realidade cotidiana das pessoas mudou. Também a realidade que vivenciam as comunidades e projetos culturais comunitários. Por isso, resultam necessárias novas ferramentas e formas de abordagem e reflexão que se adaptem a essas novas realidades.
O presente intercâmbio será um ponto de partida que nos facilitará unir forças econstruir novos referenciais e paradigmas que se ajustem as nossas realidades e contribuam a qualificar as pesquisas e práticas de responsabilidade social com foco na cultura e a arte como ferramentas de transformação social, assim como a ampliar seu impacto sobre o ambiente social.
Outro dos desdobramentos esperados deste intercambio é a expansão para um contextosocial prático real das funções de ensino, extensão e pesquisa das instituições de ensino envolvidas, assim como a realização de publicações sobre estes temas.Também a realização bianual deste intercambio.


Objetivos:
1-Promover um espaço para a articulação e troca de experiências sobre os projetos culturais comunitários em diferentes contextos sociais.
2-Favorecer a complementaridade entre as pessoas envolvidas nessas áreas e projetos; assim como a reflexão, discussão e análise sobre o aporte desses temas ao desenvolvimento humano.
3-Promovera reflexão sobre a contribuição dessas variáveis (cultura, comunicação,marketing e comunidade) ​​para o desenvolvimento das comunidades e seus projetos culturais responsáveis, através da produção e socialização de ações teóricas e práticas a esse respeito.
4-Discutir experiências inovadoras através de visitas a comunidade que hospedem projetos culturais comunitários da UNEAC e outras entidades, assim como analisar a possívelcontribuição para as mesmas das novas tecnologias.

Participação:
Este convite é dirigido a pessoas (professores, estudantes, intelectuais,escritores, artistas, líderes comunitários, etc.) que desde sua prática ou reflexão teórica, estejam envolvidos no desenvolvimento e progresso social, artístico e cultural comunitários, visando promover o progresso local e comunitário, assim como de instituições culturais e educacionais de natureza formal e informal, empresarial, governamental entre outras.

Tema central:
Comunicação e cultura como ferramentas para a transformação da realidade da comunidade nouniverso atual através da gestão de projetos culturais responsáveis nas comunidades.

Eixos e sub-temas:


  • Cultura

Cultura e arte como as forças motrizes da comunidade;

Cultura e educação em projetos comunitários como veículos de transformação



  • Comunicação

O off line e comunicação on-line naInternet como um fator de integração em projetos comunitários

Comunicação e criatividade no cotidiano dos projetos culturais comunitários



  • Marketing

Papel do Marketing para os projetos culturais responsáveis

Novas formas de Marketing e Responsabilidade Social para contribuir com a comunidade
A sustentabilidade dos projetos culturais comunitários



  • Comunidade

Fatores determinantes para o gerenciamento de projetos culturais comunitários

Papel do coordenador de projetos culturais comunitários
Formas de participação da comunidade nos projetos culturais responsáveis

Modos de participação:
Apresentação de trabalhos individuais
Apresentação de trabalhos em painéis organizados em Grupos de Trabalho
Conferências e comunicações
Mesa Redonda
Apresentação de livros, cartazes ou outros meios de comunicação
Peças e obras de arte sobre o tema
Participação como delegado (sem apresentar trabalhos ou peças)

Investimento:
Os participantes estrangeiros: 150,00 CUC (ou seu equivalente em USD)

A inscrição inclui a participação nas atividades de boas-vindas e de encerramento do projeto, visitas aos projetos comunitários, pasta com os materiais do evento,programas, informações sobre os temas e Certificado de participação.

Admissão de trabalhos:
Os resumos dos trabalhos com um máximo de 300 palavras e minicurriculum dosautores devem ser dirigidas ao enviar e-mail aos coordenadores de eventos listados abaixo até 30/09/2012. Aqueles que são aprovados pelo comitê científico, então, enviar o trabalho completo (máximo 20 páginas em Times New Roman, espaçamento simples e meio, incluindo resumo, gráficos, tabelas,apêndices, bibliografia e seguindo as regras do artigo científico) até 30 de novembro de2012.
Pedidossimples de participar sem apresentar trabalhos devem ser encaminhados até 06 de dezembro de2012.
Os trabalhos devem ser encaminhados para este email: eventoculturacuba@gmail.com

Coordenação Geral:
Prof Dr. MitsuruHiguchi Yanaze (Brasil)
Dr. Markus Kleber (Brasil)
Prof Dr. Felipe Chibás Ortiz (Cuba)
Lic. Rogelio Rivero (Cuba)
Mc. RigobertoFabelo (Cuba)

Comitê Organizador:
Prof Dr. Felipe ChibasOrtiz - UNEAC
Lic. Jorge Coloma -Secretário Executivo da UNEAC
Lic. Rogelio Rivero- Diretor de Projetos da Comunidade UNEAC
Dra. MariaAntonieta Tarafa - Ministério da Cultura
Mc. RigobertoFabelo - Diretor CIERIC
Lic. Lilian Comas -Eventos UNEAC

Comissão Científica:
Prof Dr. MitsuruHiguchi Yanaze – ECA-USP
Dr. Markus KleberECA-USP
Dr. Felipe OrtizChibas - UNEAC
Dr. Maria AntonietaTarafa – Ministério de Cultura de Cuba
Mc. RigobertoFabelo - CIERIC
Rogelio Rivero -UNEAC


Para mais informações acesse: http://eventoculturalcuba.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário